Monday, September 29, 2008

Primeras Impresiones de Madrid

Eu estive no museu do Louvre uma vez. Achei um porre, odeio coisa parada. Arte pra mim tem que ser dinâmica, tipo música, tipo cinema, tipo a Carla Perez dançando o tchã (puxei na nostalgia, han?). Quadros, esculturas e afins em gerl me aborrecem, sei lá, eles estão ali e são incapazes de te surpreender de verdade. Acho que alguns caras permitem em suas obras que alguns detalhes nos façam dizer "oh", mas não mais que isso. Digo isso pra justificar porque dificilmente frequento museus. Estive no Met, nesse de Paris e no Margs. Me basta.

Então, o museu do Prado e o Thyssen e o Reina Sofía e todos os os outros empilhados numa ola de prédios grndes foram apreciados apenas externamente. Nem sei porque falam tanto deste Prado aí. Aliás, em tudo que é aspecto cultural Madrid parece uma tentativa latinizada (consequentemente tosca) de repetir Paris. A vantagem da capital espanhola é ser mais limpa a ponto de tu não precisar andar na rua com a astúcia de uma bailarina russa para escapar de excrementos multi-espécies (ah tá que eu acredito que é só de cachorro) e a quase ausência de franceses.

No Parque del Retiro (do tamanho da redença, nada demais), curiosidades de domingo. Muitos brasileiros andando pra lá e pra cá e falano a velha língua do Camões, uns grupos multiétnicos fazendo a batucada mais sem graça da história num espaço anfiteatresco e os europeus se lambendo os beiços e dançando com a cabeça pra trás e os olhos fechados a la Luma de Oliveira na Sapucaí pela quinquilionésima vez. Não consegui apreciar ainda nenhum hábito interessante nesse povo espanhol. Aparentemente o futebol deles é só exportação mesmo, porqu é impossível um alvorecer de domingo sem nenhuma manifestação de hinchada no centro da cidade.

De verdade, nem vi ninguém jogando futebol, a exceção de uns bicos estratosféricos que uns africanos davam no meio da multidão enlouqueida pelo tumtchacatchacabum com o único objetivo aparente de quebrar pescoços de criancinhas e fazer pose de bad boy. Bad boy africano é uma boa, dispensa comentários adicionais.

3 comments:

Ana said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Bad boy africano é um fetiche tb hehhehe bah só quero ver os comentarios sobre la rambla em barcelona...
teus posts sao um pouco messiuer birrá hehehe praticamente um frances

Anonymous said...

following you, guapo

mutta