Wednesday, October 7, 2009

Sobre o óbvio

Eu procurei evitar, mas minha resistência atingiu seu limite. Morando em Madrid, recebi diversas parabenizações sobre a conquista carioca para sediar os jogos olímpicos em detrimento da capital ibérica. Ora, perguntei a cada um deles se sentiriam-se orgulhosos pela eleição da Romênia ou da Estônia para a realização de tal evento. Me olhavam confusos. Essa é a proximidade que sinto para com o Rio de Janeiro. Fora a língua eu não tenho e não sinto nenhuma aproximação em qualquer nível com aquela terra.

Por outro lado, como brasileiro, me sinto triste. Triste por conhecer o suficiente do meu país para saber que não valerá de nada para o povo, tanto Copa do Mundo como Olimpíadas (e me questiono se um povo que permite que o próprio povo vandalize todo e qualquer bem público que lhe é disponibilizado merece destino melhor). No Brasil, nada dá certo. No Brasil se toma, se pilha, se desrespeita. No Brasil as pessoas sentem orgulho da seleção de futebol e de se tornar por meia hora o centro do universo. "Ganhamos do Obama". "Lula é o cara". Sim, o Brasil é melhor que os Estados Unidos. É melhor que o Japão e a Espanha. Por favor...

Eu não creio nos políticos do meu país e nem no povo. Não creio que eventos internacionais sequer reduzirão o controle que o tráfico exerce na capital carioca e que o crime em território nacional se reduzirá. Não creio em uma nação que se projeta como "pujante" e "modelo", que se gaba da forma como enfrentou a maior crise econômica dos últimos 50 anos e que, ao mesmo tempo, se permite ter níveis pavorosos de miséria, de fome, de analfabetismo, de empreguismo público, de desconsideração com todo e qualquer valor social.

O Brasil não é o país do futuro e nem do passado. Presente? Gargalho. O Brasil é um país surreal, atemporal e condenado. Temos o ótimo, sim. E ao lado temos o horror. Infelizmente nasci com dois olhos. Feliz dos que são caolhos e escolhem a realidade que lhes apetece.

E segue o samba na avenida...

6 comments:

mateus said...

ora, bom bira. veja pelo lado bom, ao menos meia duzia de empreiteiros vao ficar muito ricos.

Anonymous said...

ainda é melhor que ser argentino...

Luciano Pyw said...

Pior que eu não concordo com isso. Eu realmente acho que vai ser muito bom pro Rio e pro Brasil.
A gente tem a mania há anos de desmerecer tudo que é nosso. Cara, ta acontecendo muita coisa no Brasil que eu jamais imaginaria ver no país que eu cresci. Não dá pra levar tudo pro lado negativo.
E digo mais: Eu não tenho essa indiferença toda com o Rio de Janeiro. Acho a cidade mais autêntica do Brasil. Sempre que eu vou lá me sinto um pouco mais brasileiro. Acho que vai ser do caralho ter uma olimpíadas por lá.
Aproveita que ta na Espanha e procura saber como era Barcelona antes dos jogos.

Bira Lemos/Bruno Brandão Fischer said...

Amigo Pyw: esse negócio de se sentir mais brasileiro para mim é bobagem e muito da grossa. Eu nao comparto desta opiniao. Sobre Barcelona, nao me importa, isto porque as coisas aqui funcionam de forma muito mais eficiente em termos de administracao publica que no Brasil. Alem disso, eu concordo que existem coisas otimas sendo construidas no Brasil e expus isto no texto. Mas em oposicao, existem coisas terriveis que eu tambem jamais imaginaria ver no país em que cresci.

Luciano Pyw said...

tipo oq?
O que tem no Brasil hoje de ruim que já não havia na nossa infância?

mateus said...

porra, pyw. essa é facil.

guerra civil e sequestro relampago.